Acesso via web da base de dados SciFinder

Professores e alunos de 21 instituições do Portal de Periódicos, já podem acessar via web a base de dados SciFinder, em fase de teste. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá ampliar o acesso para outras instituições ao longo dos próximos meses.

Até então, a SciFinder só podia ser acessada por meio da instalação da base por meio de um CD, nos computadores da instituição. Agora, os pesquisadores terão acesso ao conteúdo via Web e para tanto, basta se cadastrar no link:
http://novo.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pscifinder. Após o preenchimento do formulário, o pesquisador receberá um e-mail onde deverá confirmar o seu cadastro.

IMPORTANTE
Cada usuário criará seu próprio login e senha. É imprescindível que o usuário cadastre-se com seu e-mail institucional, pois o editor identificará o domínio da Universidade no momento do cadastro.

Para acessar a base utilize o endereço: https://scifinder.cas.org

O conteúdo da SciFinder incluí modelos de estrutura química e pesquisas pela combinação e reação entre elementos , que podem ser empregados em atividades de pesquisa, na pós-graduação e na formação de alunos de graduação. A plataforma conta com as seguintes bases de dados: CAplus (1907-presente), Registry (1907-presente), Chemical Reactions (1840-presente), Substâncias Químicas Regulamentadas (1778-presente), CHEMCATS e MEDLINE (Saúde).

Segundo levantamento da Capes, em 2009, esse conjunto de bases de dados recebeu 497.930 acessos. Com a mudança de acesso a expectativa é que o conteúdo seja ainda mais explorado por alunos e professores. A SciFinder cobre atualmente os seguintes assuntos: Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.