Professora do DEQUI recebe prêmio internacional

Trabalho de Mariliz Gutterres Soares sobre a minimização de danos ambientais causados pela indústria coureira é reconhecido por importante premiação da indústria do couro.

A professora do Departamento de Engenharia Química Mariliz Gutterres Soares, coordenadora do Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (LACOURO), foi a pesquisadora escolhida para receber o prêmio IULTCS Merit Award for Excellence in the Leather Industry 2017. O prêmio reconhece a trajetória de Mariliz, com mais de 30 anos dedicados a projetos especiais, pesquisas e desenvolvimentos na indústria de couro no Brasil.

Mariliz graduou-se em Engenharia Química em 1984 pela PUCRS. Além do trabalho prático na indústria de curtumes e empresas químicas, ela continuou seus estudos científicos, tendo realizado mestrado em Engenharia de Materiais pela UFRGS e o doutorado em Química, na Technische Universitat Bergakademie Freiberg, Alemanha. Seus estudos voltam-se para o uso de tecnologias na indústria coureira. A ênfase das pesquisas da professora está na proteção ambiental com emprego de biotecnologia para processamento do couro, tratamento de efluentes e resíduos. Especificamente, podem-se destacar, sua atuação na geração de biogás como fonte alternativa de energia a partir de resíduos sólidos de curtume e no tratamento de compostos tóxicos de efluentes de curtumes com ênfase em bioprocessos. A professora tem uma centena de publicações em livros e de artigos em revistas científicas.

O IULTCS MERIT AWARD for the Excellence in the Leather Industry é o prêmio máximo conferido pela indústria do couro aos cientistas pesquisadores que se dedicam a esta área. A indicação do homenageado é feita pelos delegados das Sociedades de Tecnologistas e Químicos de Couro de Países Membros da IULTCS, seguida por votação. O prêmio foi instituído em 2005 e consagra, agora, seu sétimo ganhador. Este ano, a entrega ocorre durante o XXXIV Congresso da International Union of Leather Technologists and Chemists Societies (IULTCS), em Chennai, na Índia, de 05 a 08 de fevereiro deste ano.