Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica

Representantes da Escola de Engenharia estiveram no dia 12 de agosto em audiência pública da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica, na Assembleia Legislativa. A Comissão defende que o Rio Grande do Sul deve investir em alternativas energéticas, pois tem potencialidade para se tornar autossuficiente. Desta forma, a participação da EE na audiência objetivou divulgar as competências da Instituição em relação ao carvão mineral.

O Prof. Luiz Carlos Filho, Diretor da Escola, destacou a importância das pesquisas e novas tecnologias para promover um uso mais limpo do carvão. A EE conta com 14 laboratórios, além de grupos e projetos de pesquisa, que trabalham com o minério em toda sua cadeia de produção, inclusive no tratamento de gases e resíduos.

Além do Diretor, estiveram presentes os professores Nilson Romeu Marcílio, Ivo André Schneider, Saulo Bragança, Nestor Cezar Heck, Paulo Schneider, André Zingano e André Jablonski. O Prof. Nilson apresentou a Rede Carvão (Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Carvão Mineral), que agrupa mais de 100 pesquisadores e 39 instituições, incluindo a UFRGS, na busca de um uso mais sustentável do carvão mineral.

A sessão foi coordenada pelo Deputado Márcio Biolchi. Foram discutidas questões como a relação entre carvão e meio ambiente, o combustível fóssil no RS, o tratamento de resíduos ocasionados pela sua queima e a importância dos investimentos na pesquisa para atrair financiamentos para o estado.

Representantes da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) também destacaram a importância da energia eólica para diversificar a base energética do RS. Esta modalidade de geração é um dos 22 setores definidos como estratégicos para o estado. Contudo, apenas 7% da energia gaúcha é produzida por meio de parques eólicos.

Notícia relacionada: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/285997/language/pt-BR/Default.aspx

Foto: Pedro Belo Garcia
Fonte: Portal da Escola de Engenharia da UFRGS