LACOURO comemora 10 anos

Em 27 de junho de 2011 ocorreu a comemoração aos 10 anos do Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente - LACOURO. No evento, professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a Diretora da Escola Profa. Dra. Denise C. C. Dal Molin fizeram-se presentes. Os pesquisadores acadêmicos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado recepcionaram os convidados de Curtumes, Empresas Químicas e Entidades do Setor de Couros. O jantar de comemoração foi um evento muito agradável patrocinado pelas empresas MK Química do Brasil, Oxylab produtos para Laboratório e ALZ Laboratórios. Houve a apresentação de uma restrospectiva dos 60 anos de história de atividades em couro na UFRGS e leitura de textos e mensagens de homenagem.

A Profa. Dra. Mariliz Gutterres que era professora de disciplinas de Tecnologia do Couro para o curso de Engenharia Química e realizava aulas práticas e pesquisas no antigo prédio do Curtumes e Tanantes na década de 90, afastou-se para cursar seu doutorado na Alemanha e ao retornar em 2001, retomou as atividades e criou o LACOURO, instalado no Departamento de Engenharia Química - DEQUI. Os pesquisadores desenvolveram, nestes 10 anos, projetos de pesquisa com participação de curtumes, empresas químicas, entidades e órgãos de fomento à pesquisa em diversos temas, como aproveitamento de resíduos, tratamento de efluentes, reúso de água, desenvolvimento de produtos químicos, desenvolvimento de tecnologias limpas em processos de produção de couros, pesquisas em biotecnologia, etc. Foram concluídas 15 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, além de outras 10 dissertações e teses em andamento, e foram geradas publicações nacionais e internacionais em eventos, periódicos, revistas e jornais. O Laboratório de Processamento de Resíduos – LPR do DEQUI, coordenado pelo Prof. Dr. Nilson R. Marcílio também tem sido um grande parceiro do LACOURO e colaborador das pesquisas com outros projetos, dissertações e teses desenvolvidos em incineração de resíduos de couro neste período. O LACOURO é vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), que foi o primeiro programa de pós graduação do Rio Grande do Sul com linha de pesquisa em couro, implantado em 1995.

pdf.gif Mensagem lida durante a cerimônia
Folder em comemoração aos 10 anos do LACOURO
web.jpg Página do LACOURO

Clique nas imagens para visualizá-las ampliadas.