Cartão UFRGS passa a ser usado no acesso remoto ao Portal de Periódicos

periodicos_capes_full.gifO acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes agora está mais simples. Com o número do seu Cartão UFRGS (usuário) e a sua senha do Portal de Serviços da Universidade você pode acessar o Portal de Periódicos da Capes com toda a segurança, a partir de qualquer computador e sem a necessidade de configuração de Proxy. Não é necessário, para a navegação, fazer o cadastro no Portal ou Editar Perfil. Clique em MEU ESPAÇO e  selecione "Usar identificação da minha instituição via federação CAFe - RNP". Após a autenticação, clique na Página Inicial e navegue normalmente. A UFRGS, integrante da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), em dezembro de 2010 testou e implantou com sucesso esta nova modalidade de acesso, que representa um avanço extraordinário na prestação de serviços de informação à comunidade acadêmico-científica da Universidade.

As ferramentas utilizadas pela CAFe são amplamente difundidas e adotadas por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa, sendo assegurada a privacidade no acesso às informações de autenticação.

O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições brasileiras de ensino e pesquisa um acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Esse ambiente virtual é um serviço oferecido pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação.

Veja o tutorial na página do CPD e desfrute de mais este serviço.