Quais as diferenças entre o Engenheiro Químico e o Químico?

Apesar de parecerem muito semelhantes, estas duas profissões apresentam diferenças significativas o que acarretam muitas vezes desilusão no estudante ao se deparar com o escopo dos cursos.


O Químico é responsável pelo estudo em escala laboratorial de uma série de produtos como combustíveis, cosméticos, entre outros produtos. Além disso, cabe ao Químico dentro das corporações a análise da qualidade dos produtos. Seu papel não se limita à análise: o Químico também é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e aperfeiçoamento das fórmulas atualmente produzidas.
 
engenheiro.jpg

O papel do Engenheiro Químico é distinto: cabe a ele o desenvolvimento de processos e produtos visando aumentar a escala de produção de forma a torná-la e mantê-la economicamente e ecologicamente viável. Além disso, o acompanhamento da produção e a otimização contínua do processo é papel deste engenheiro.
 

Cabe ressaltar que atualmente as empresas químicas possuem hoje uma equipe multidisciplinar que geralmente contempla ambos os profissionais, sendo ambos indispensáveis para a manutenção do processo e qualidade dos produtos e desenvolvimento de novas fórmulas.

Assista ao depoimento de Norberto Holz - Professor do DEQUI-UFRGS e Coordenador da Câmara da Engenharia Química no CONFEA-RS

Mais informações: Sites sobre Engenharia Química e Vídeos no YouTube